O que é identidade?

Desde o início dos tempos, a necessidade de comunicar emergiu a partir de uma série de perguntas que são universais. Quem sou? Quem precisa saber? Porque é preciso saber ? Como eles vão descobrir? Como quero que eles respondam? Indivíduos, comunidades e organizações expressam a individualidade por meio de sua identidade.

A humanidade sempre usou símbolos para se expressar intensamente e individualmente, o orgulho, a fidelidade e a prosperidade. O poder dos símbolos continua fugaz e misterioso – uma simples forma pode engatilhar instantaneamente a lembrança e despertar emoções, seja ela estampada em uma bandeira, lapidada em uma placa de pedra ou exibida no visor de seu telefone celular. No futuro, a velocidade da vida exigirá que as marcas sejam as impulsoras do poder dos símbolos.

A competição pelo reconhecimento é tão antiga quanto as bandeiras heráldicas dos campos de batalha medievais. Não mais limitada pelo terreno físico, a gestão da percepção estende-se hoje às ondas aéreas, ao espaço cibernético e mais além. Assim os domínios feudais se transformaram em empresas econômicas, o que foi uma vez heráldica agora é gestão de marcas. A batalha pelo território físico evoluiu para a concorrência pelo share of mind, o espaço do reconhecimento pela mente.

“Temos menor espaço e menos tempo para contar nossas histórias.”

O que é marca?

A marca é a promessa, a grande idéia e as expectativas que residem na mente do consumidora respeito dos produtos, de um serviço ou de uma empresa. As pessoas se apaixonam pelas marcas, confiam nelas, são fieis a elas, compram e acreditam na sua superioridade.A marca é como a esrita manual. Ela representa alguma coisa.

A gestão de marcas costumava ser uma exclusividade de grandes produtos de consumo. Agora, todas empresas falam da indispensabilidade das marcas até mesmo os indivíduos são instigados para que se tornem marcas que caminha, como faz o guru da administração Tom Peters. Porque as marcas se tornaram tão importantes? Porque boas marcas constroem empresas. Marcas ineficazes debilitam o sucesso. A diferenciação se torna determinante a medida que os produtos e serviços se tornam indistinguíveis, a concorrência cria infinitas escolhas e as empresas se fundem em monopólios sem rostos.

Ser lembrado é fundamental, no entanto isto está se tornando cada vez mais difícil. Uma marca tem que ser forte o bastante para se destacar em um mercado densamente povoado. Transformar a marca em ação tornou-se um mantra para os participantes de uma empresa.

“Os produtos são criados na fábrica. As marcas são criadas na mente.”
Walter Lander, Landor Associates

Pontos de contato da marca

A marca é o núcleo das atividades de venda e de marketing, gerando crescente consciência e fidelidade quando gerenciada estrategicamente.

“Em um mundo que é confuso em termos de clamor competitivo, no qual q escolha racional é quase impossível, as marcas representam clareza, segurança, consciência, status, associação – tudo que possibilita aos seres humanos se auto-definirem. As marcas representam identidade.”
Wally Ollins

O que é Identidade da Marca

A imagem e a percepção ajudam a criar valor; sem imagem, não existe percepção.
Scott M. Davis

A Identidade da marca inicia-se no logotipo / logomarca, mas evolui para tornar-se uma matriz de instrumentos e de comunicação. A identidade de marca aumenta a conscientização e constrói empresas.

A necessidade de uma identidade de marca que seja eficaz sobrepassa os setores público e privado, desde as empresas que são novas, passando pelas grandes organizações que entram em fusão, até empresas que necessitam de reposicionamento.

A empresa necessita de sistemas de identidade de marca memoráveis, autênticos, significativos, diferenciados, sustentáveis, flexíveis e que agreguem valor. Seu reconhecimento deve ser imediato, sejam quais forem as culturas e os costumes.

Por que investir na identidade da marca?

Os melhores programas de identidade incorporam e impulsionam a marca de uma empresa pelo apoio que oferecem às percepções almejadas. A identidade é expressa por si mesma em cada ponto de contato da marca e se torna uma intrínseca para a cultura de uma empresa – uma lembrança constante de seus valores fundamentais e de sua tradição. A marca é o pináculo de uma pirâmide em gestão de marcas; o seu reconhecimento alimenta conforto e fidelidade, bem como estabelece o palco para uma venda. Uma identidade cintilante, demonstra, mais do que declara, um ponto de vista único, desde o logotipo, uma inteface de um website, passando pelo design de um produto, até a experiência de venda em uma loja.

“Um logotipo é o ponto de entrada da marca”
Milton Glaser

O design desempenha um papel essencial na criação e construção da marca. Ele difrencia e incorpora os elementos intangíveis – emoção, contexto e essência, que mais importam para os consumidores.

Razões para investir na identidade da Marca

Torna a compra mais fácil ao consumidor

A identidade da marca apresenta a qualquer empresa de qualquer tamanho, em qualquer lugar, uma imagem imediatamente reconhecível, diferenciada e profissional que a posiciona no caminho do sucesso. A identidade ajuda a gerenciar a percepção de uma empresa e a diferencia de seus concorrentes. Um sistema inteligente confere respeito para o consumidor e torna mais fácil a compreensão das vantagens e benefícios. O design novo de um produto ou uma ambientação melhor agrada ao consumidor e cria fidelidade. Uma identidade efetiva proporciona a sintonia de elementos tais como um nome que seja fácil memorizar e um design de logotipo, website, embalagem, papelaria, material de divulgação, diferenciados.

Faz com que para a equipe de vendas, seja mais fácil vender

Seja o CEO de um conglomerado global que apresenta seus planos para a administração; ou um empreendedor novato que está buscando parceiros entre empresas de capital de risco; ou ainda um consultor financeiro que está criando necessidades para investimento em novos produtos; todos estão vendendo. Mesmo os que não tem fins lucrativos e atuam no levantamento fundos ou buscam novos voluntários estão continuamente vendendo. A identidade de marca estratégica funciona entre diferentes públicos e culturas para construir a consciência e a compreensão de uma organização e de seu potencial. Tornando visível sua inteligência, a identidade que é eficaz procura comunicar com clareza a proposição única de valor de uma empresa. Por meio de várias mídias, a coerência das comunicações envia assim um poderoso sinal ao consumidor, focalizando a empresa com precisão de laser.

Torna mais fácil a construção de brand equity

A meta de todas as empresas é aumentar o valor de suas ações. Uma marca, ou reputação de uma empresa, é um dos ativos mais valiosos. Empresas pequenas, mesmo as que não tem fins lucrativos, também precisam construir o seu brand equity, ou seja o valor de sua marca. O seu sucesso no futuro depende da construção de consciência coletiva, da preservação de sua reputação e do crescimento de seus valores. Uma forte identidade de marca vai ajudar a construir o valor da marca através do aumento de sue reconhecimento, da consciência e da fidelidade do consumidor, que por sua vez ajudam a tornar a empresa mais bem sucedida. Os administradores que dimensionam cada oportunidade de comunicar o valor patrimonial de sua marca e demonstram sua estabilidade, dormen melhor à noite. Eles estão construindo um bem precioso.

“As melhores identidades impulsionam uma marca”
Blake Deutsch

Foto de Origem Marketing Promocional.

fullsize-2015-12-17-08-Logo-177059_37530_085938717_1088764698

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s